Indice de Artigos
 

Portais de Voz: Moda ou Realidade?

Renato Sabbatini

A velocidade com que o mercado de redes e telecomunicações está abandonando modas e adotando outras está deixando todo mundo zonzo, inclusive analistas com muitos anos de experiência em seus trabalhos. Aliás, parece que ter muitos anos de experiência é uma desvantagem, e não o contrário, como parece ser. De fato, desde janeiro deste ano presenciamos a ascenção e a queda, na preferência do público e dos investidores, de sites de conteúdo, de venda direta ao consumidor (B2C, ou business-to-consumers), de venda entre empresas (B2B ou business-to-business) e de empresas servidoras de aplicações (ASP, ou Application Service Providers). Tudo isso, com poucos meses de intervalo! (afinal estamos em setembro, ainda).

Agora as modas da vez são o WAP (Wireless Access Protocol), ou seja, o acesso à Internet através de telefones celulares, e a dos "portais de voz". Ambos colocam ao alcance do usuário do telefone celular muitos recursos de acesso à informação através dos minúsculos teclados e telinhas de seus computadores, que antes existiam apenas para computadores.

Nesta área existem três tipos de competidores: 1) as empresas de telefonia celular, que procuram adicionar valor e serviços às assinaturas básicas de uso do celular. Um bom exemplo é o site montado pela operadora Tess, www.ondefor.com.br e que é um "portal móvel", ou seja, formatado especificamente para ser acessado por telefones celulares, usando o protocolo WAP. O site oferece vários serviços adequados para esse ambiente, como enviar recados e lembretes, enviar mensagens em SMS (protocolo para celulares digitais não habilitados para WAP), avisar quando chegou um email importante pela Internet, etc. Também oferece numerosos serviços de acesso, como horóscopo, notícias e navegação em portais especializados. 2) portais tradicionais, como o Yahoo!, que passam a oferecer também seus serviços via voz ou WAP; e 3) novos provedores de serviços, voltados inteiramente, e desde o início, para essas tecnologias.

Um exemplo muito interessante de como um portal de voz pode encontrar aplicações úteis é um serviço oferecido por um provedor americano, para dar orientações de itinerário a motoristas perdidos. Você liga do seu celular para esse portal, e fala o nome da cidade e da rua onde está, e o nome da rua onde deseja ir. O sistema usa tecnologias sofisticadas de reconhecimento automático de voz para isso. Em seguida, um software desenvolvido pela popular MapQuest (www.mapquest.com) dita pelo telefone instruções detalhadas sobre o caminho a ser seguido pelo motorista.

Apesar dos "óculos cor-de-rosa" usados pelo mercado e pelos propositores (e interessados comercialmente) nessas tecnologias, existem muitos problemas e barreiras a serem vencidos. Os principais são o custo, a dificuldade de uso, e a relativa falta de aplicativos verdadeiramente interessantes e úteis. Mas, não há dúvidas que os portais WAP e de voz se tornarão generalizados no futuro.

Para Saber Mais




Renato M.E. Sabbatini é professor e diretor associado do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, colunista de ciência do Correio Popular, e colunista de informática do Caderno Cosmo. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

Veja também: Índice de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no Correio Popular.



Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 6/10/2000 .
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 2000 Correio Popular, Campinas, Brazil