Apresentação  Programas Na TV

Programas

1. EMPREGO E TRABALHO: O FUTURO É AGORA

Reportagens

Depoimento: Renato Sabbatini
Coordenador do NIB - Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP

O NIB atualmente está concentrado em projetos para Internet que reunem informática médica, redes de computadores e conteúdos em biomédica. Os principais projetos do NIB são um conjunto de sites com muita informação e outros serviços via Internet: o Hospital Virtual Brasileiro, Centro Odontológico Virtual, o Centro Esportivo Virtual, publicações eletrônicas e educação a distância. No Hospital Virtual, 80 profissionais das mais diversas especialidades médicas respondem às dúvidas do público sobre saúde. O Hospital Virtual recebe em média 100 consultas através de correio eletrônica, a maioria de pessoas leigas. Os temas são os mais variados: desde primeiros socorros até saúde dos filhos, saúde familiar, educação sexual, saúde dos olhos, saúde bucal, etc. A telemedicina é uma tendência crescente e a medida que as residências vão se conectando com alta velocidade à rede, vão surgir muitas entidades médicas virtuais que darão atendimento a distância eticamente aceitáveis.

A formação para a Informática biomédica é de pós-graduação. Depois de formado na graduação, tem que ficar mais 5 a 6 anos na especialidade. É um profissional muito valorizado no mercado. É um profissional interdisciplinar que tem que entender de biomedicina e informática. É uma formação difícil e exige mente interdisiciplinar que goste de ciências exatas e ciências biológicas. Existem também no setor os profissionais especialistas, mas eles normalmente trabalham sob a coordenação de um profissional interdisciplinar.

Editoras eletrônicas é uma grande oportunidade para quem quer fazer coisas novas e se viabilizar no mercado de trabalho.

e-mail: sabbatin@nib.unicamp.br
URL:
http://www.nib.unicamp.br
URL:
http://www.hospvirt.org.br

Depoimento:Ellaine Saad
Diretora da Saad Fellipelli Outplacement

Todo trabalho que pode ser substituído pelo trabalho informatizado geralmente é muito atingido. O exemplo disto é do funcionário que exerce funções de controle financeiro. Uma área que pode ser facilmente controlada automaticamente por planilhas. Mas um profissional que trabalha na estratégia da organização, este não pode ser informatizado. O profissional deve se perguntar se o trabalho dele pode ser informatizado.

O profissional brasileiro não se preparou para esta virada da era da informação. Pouquíssimos falam língua estrangeira, pouquíssimos têm experiência no exterior, e nem mesmo viajam com regularidade para o exterior.

Empregabilidade não é só a capacidade para arranjar um novo emprego. Ela diz respeito ao investimento do profissional nele mesmo. O profissional deve fazer um extra para investir em si próprio. A empresa está deixando de se sentir responsável pela empregabilidade do profissional. Empregabilidade é o quanto que o profissional consegue gerar um trabalho, uma atividade e uma renda a partir das competências que tem e mais algumas que pode agregar. A empregabilidade não se refere só ao emprego. Se o profissional tem capacidade para arranjar uma atividade que seja remunerada, ela tem alta empregabilidade.

URL: http://www.saadfellipelli.com.br


Voltar
1

Fundação Vanzolini/ Projeto E