Indice de Artigos

Internet sem fio

 

Renato Sabbatini

O futuro será da Internet sem fio. Pelo menos é o que parece se analisarmos o grande número de notícias e lançamentos que fazem dessa a onda mais "quente" da tecnologia de telecomunicações digitais deste final de século. Imagine "surfar" na Web de qualquer lugar que você queira, usando um radio-modem (hoje eles já estão custando bem mais barato, cerca de 300 dólares). Imagine consultar as últimas noticias ou cotações da bolsa, ou procurar um número em um catálogo on-line na Web, usando o próprio telefone celular. Ou imagine ainda usar seu "pager" (telebipe) bidirecional para fazer reservas e comprar passagens aéreas em qualquer lugar do mundo.

Não é de se duvidar, portanto, o brilhante futuro para esta aliança entre o poder da Internet, que permite o acesso global e rápido a qualquer tipo de informação, e as redes digitais sem fio, que permitem a mobilidade total dos equipamentos de acesso.

Para os próximos três anos, espera-se um grande desenvolvimento nas aplicações de acesso à Internet através de rádio digital ("wireless", ou sem fio) e redes de telefonia celular. Um dos motivos é o surgimento de um padrão denominado WAP (Wireless Application Protocol), e que foi proposto por um consórcio denominado WAP Forum (www.wapforum.com), pela Ericsson, Motorola, Nokia e Unwired Planet. O grupo tem atualmente mais de 90 fabricantes, incluindo gigantes da tecnologia como a IBM, Intel, Microsoft, AT&T e Hewlett-Packard. Esse protocolo é uma especificação que será adotada por todos os fabricantes a partir deste ano, e que permitirá que telefones celulares, bipes e agendas eletrônicas possam receber e enviar dados digitais através da Internet (rede IP). Entre outras coisas, propõe uma nova linguagem, WML (Wireless Markup Language), semelhante à conhecida HTML, muito usada para desenvolver websites na Internet.

A Microsoft está apostando em um mundo sem fio, pelo visto. Entre outras iniciativas, Bill Gates injetou 600 milhões de dólares na Nextel OnLine (www.nextel.com), uma sofisticada rede baseada no WAP, e é sócio da empresa Teledesic, que está colocando uma rede enorme de 288 satélites de baixa órbita para uso para telefonia celular e acesso sem fio à Internet. A Teledesic (www.teledesic.com) espera ter uma rede IP de alta velocidade ("banda larga") disponível em todo o mundo, via satélite, em 2003. A Microsoft está também desenvolvendo um "microbrowser" para telefones celulares e bipes, usando o padrão WAP. A primeira versão será independente do sistema operacional, e a Microsoft está dando de graça o código-fonte do programa. No entanto, já se prepara para dominar o mercado, como é usual, desenvolvendo um Windows CE Phone, ou seja, um sistema operacional para os telefones "inteligentes" do futuro. Este sistema terá um micro-Internet Explorer, capaz de navegar por sites na WWW usando a tela minúscula disponível nesses aparelhos.

Outra grande empresa, a America On Line (www.aol.com), o maior provedor de acesso à Internet do mundo, também está diversificando seus sistemas de acesso para incluir o rádio digital. A razão é que os futuros métodos preferidos de acesso de alta velocidade, como os modems DSL (Digital Subscriber Lines) e a cabo não podem ser usados em muitas residências e empresas localizadas em áreas não servidas por esses sistemas (que tem penetrado mais lentamente do que se imaginava, aliás). A AOL investiu recentemente 1,5 bilhões de dólares na Hughes (www.hughes.com), que é a inventora e operadora da DirectTV, o serviço de TV por satélite digital mais popular do mundo. A maior parte do dinheiro vai ser usado para dar início ao projeto Spaceway, um novo sistema de satélites digitais de acesso bidirecional à Internet. Explica-se: a própria Hughes comercializa dois sistemas o DirectPC e o DirectDuo, que fazem acesso assimétrico à Internet, ou seja, recepção via antena parabólica e transmissão via modem telefônico (com velocidades totalmente diferentes). O novo sistema será inteiramente bidirecional, e de alta velocidade, o que é um verdadeiro milagre tecnológico.

Finalmente, o mundo dos PDAs (Personal Digital Assistants) e agendas palmtops, como o famoso Palm Pilot, desenvolvido pela empresa 3Com (www.3com.com) também já está ligado ao planeta sem fio. O último modelo lançado pela companhia, o Palm V, já dispõe de acesso direto sem fio à Internet, para acesso ao email, em muitas regiões dos EUA. A 3Com pretende expandir muito esse serviço nos próximos meses, adicionando redes digitais sem fio em vários níveis.

Nos próximos dois anos vai ser uma verdadeira corrida para levar o acesso ultra-rápido e barato à Internet, em qualquer ponto do mundo. Os participantes já estão enfileirados na largada, e as redes sem fio estão parecendo ser a barbada.
 

Para Saber Mais

   



Renato M.E. Sabbatini é professor e diretor do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, colunista de ciência do Correio Popular, e colunista de informática do Caderno Cosmo. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

Veja também: Índice de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no Correio Popular.



Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 29/10/99 .
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 1999 Renato M.E. Sabbatini, Campinas, Brazil