Indice de Artigos

Ciência na Internet

Renato Sabbatini

Para quem se interessa pela divulgação de temas científicos, as mídias tradicionais brasileiras são um deserto e um desastre. A não ser que sejam obrigadas por lei pelo governo a dedicar mais espaço aos temas educativos, as tevês abertas são uma aberração: preferem transmitir em horário nobre "coisas" como Ratinho, Magdalena, Márcia, Faustão, Silvio Santos e uma procissão interminável de novelas fúteis e vazias.

A Internet, no entanto, é um prato cheio. São dezenas de sites e revistas eletrônicas com conteúdo altamente variado e rico, sobre praticamente todos os assuntos. Praticamente todas as grandes publicações do gênero e programas de tevê têm sites muito informativos e lotados de informação útil e interessante. Em português, recomendo especialmente as revistas "Ciência Hoje", da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (http://www.ciencia.org.br/), SuperInteressante (http://www.uol.com.br) e as revistas de informação em saúde do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP (http://www.epub.org.br), como a Saúde & Vida On-Line, Cérebro & Mente e OdontOnline. Uma das melhores inovações dos últimos tempos é a excelente Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro (http://www.bibvirt.futuro.usp.br/), montado e mantido pela Escola do Futuro da USP, que foi criada por um dos educadores brasileiros de maior visão que conheço, o Prof. Fredric Litto (http://www.futuro.usp.br).

Se você sabe ler bem em inglês, a oferta da Internet é simplesmente fenomenal. Meus preferidos são os sites das revistas Scientific American (http://www.sciam.com), Discover (http://www.enews.com/magazines/discover/), National Geographic (http://www.nationalgeographic.com/), Science Daily (http://www.sciencedaily.com/) e New Scientist (http://www.newscientist.com/). Também são fantásticos os sites do Discovery Channel (http://www.discovery.com), da Public Broadcast Television (http://www.pbs.org/science), especialmente so programas NOVA (http://www.pbs.org/wgbh/nova/) e Scientific American Frontiers (http://www.pbs.org/saf/) as seções de ciência e tecnologia e de saúde da CNN (http://www.cnn.com). A programação diária desses canais pode ser acompanhada pelo site da Net (http://www.netcampinas.com.br/) que permite, inclusive, a programação automática para gravação dos programas em videocassete, através de um novo sistema de números codificados que simplifica extremamente o processo, se o seu gravador permitir).

Quanto às informações de divulgação em medicina e saúde, dou preferência para os sites da InteliHealth (http://www.intelihealth.com) e Mayo Health Oasis (http://www.mayohealth.org) . No Brasil, o site do Hospital Virtual Brasileiro (http://www.hospvirt.org.br) e a seção de saúde do Universo On-Line (http://www.uol.com.br) estão entre os recursos que uso freqüentemente para achar informações de divulgação científica nessa área. Existe também o Hospital Virtual americano (http://www.vh.org) e o fabulosamente rico site de Jim Martindale, o Virtual Medical Center (http://www-sci.lib.uci.edu/~martindale/HSGuide.html).

De fato, a oferta de ciência na Internet é tão grande, que fica difícil achar tempo para visitar regularmente até mesmo os sites na minha lista de prioridades. Por isso, estou confiando bastante que a tecnologia "push", que ainda nào pegou, contribua futuramente para selecionar para mim as coisas mais interessantes que são editadas todos os dias e me avise por correio eletrônico ou coisa equivalente. Atualmente, diversos dos sites que eu discuti neste artigo oferecem esse serviço de aviso automático, como o InteliHealth, mas ainda é uma coisa rara. O ideal é que existisse um serviço unificado, que se encarregasse de visitar os sites em meu lugar e encontrar coisas novas de meu interesse.


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, //98.

Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br
WWW: http://home.nib.unicamp.br/~sabbatin
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 1998 Correio Popular, Campinas, Brazil