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Agruras de um Usuário

Renato Sabbatini

Joãozinho ganhou um placa de vídeo para seu novo Pentium. Como é um usuário relativamente bem informado, sem hesitação abriu a caixa do computador, encaixou a placa no seu devido lugar, conectou o cabo, e ligou o computador, antecipando o momento de glória em que iria assistir o "Ratinho" pelo monitor de vídeo de seu PC.

Surpresa desagradável: não funcionou. Em vez disso, recebeu uma misteriosa mensagem de erro de uma coisa aparentemente maravilhosa, chamada "Plug & Play" (literalmente "conecte e brinque"), desenvolvida pelos magos de laboratório do Mr. Bill Gates, e que é ridicularizada com um nome bem menos lisonjeiro pelos técnicos de computação ("Plug & Pray", ou seja, conecte e comece a rezar...). "IRQ Conflict" dizia o Windows 95, sem dar alternativa para alguém com menos do que um PhD em computação resolver o problema sozinho. Solução: depois de algumas semanas de tentativas frustradas e cada vez mais irritantes, Joãozinho teve que pagar um técnico para consertar o problema e devolver a placa para a loja.

É um pouco complicado, mas vou tentar explicar em linguagem de gente. IRQ significa Interrupt Request (pedido de interrupção), e é um mistério para a maioria dos usuários, principalmente os que "brigam" com o PC para instalar uma nova placa ou periférico... e perdem. A coisa funciona assim: toda vez que um periférico ou placa ligado ao processador central do seu micro (a chamada UCP) precisa entrar em contato com ele para receber ou enviar dados, é enviado um sinal para a UCP através de uma "linha de interrupção". Esse sinal faz com que a UCP pare de fazer o que está fazendo, por alguns microssegundos, e dê atenção ao periférico, para que o dado não se perca. Como alguns periféricos têm dados mais importantes do que outros, que não podem esperar, existe uma ordem prefixada de prioridade na atenção às várias linhas de interrupção. A ordem é dada pelos números das linhas (são os famosos IRQ 5, IRQ 6, etc., que são o pesadelo dos novos instaladores).

Qual é o problema que pode ocorrer com os IRQs ? A arquitetura de linhas de comunicação entre os vários componentes internos de um PC se chama "barramento" ("bus", em inglês). O barramento mais usado na maioria dos PCs se chama ISA (Industry Standard Architecture). O seu problema principal é que ele tem um número limitado de linhas de IRQ. Esse problema se agravou com o aumento da configuração dos computadores, que passam a vir de fábrica com placas de som e de vídeo, CD-ROMs, modems, etc. já instalados e com as linhas de IRQ todas ocupadas. Se você quiser instalar uma nova placa, vai penar para achar um IRQ livre. Além disso, muitos fabricantes de placas fixam apenas um ou dois números de IRQ para seus dispositivos, e se eles já estiverem ocupados em seu computador, você não vai conseguir instalar a nova placa de jeito nenhum (é o também famoso problema do "conflito de IRQ", que o Windows 95 detecta automaticamente, mas nem sempre).

Como resolver toda essa confusão e a conseqüente disilusão dos consumidores ? Evidentemente, só mudando o padrão de barramento, ou seja, abandonando o ISA. Se você for comprar um novo computador, recomendo o padrão PCI, que não tem essas limitações de IRQ, DMA e outros bichos misteriosos para o comum dos mortais. Isso até que o novo padrão proposto pela Microsoft, chamado PC98, seja (se, e quando) adotado pelos fabricantes !

Problemas adicionais, como o do "Plug & Never Play" também deverão ser resolvidos com a nova versão do Windows, muito embora ele nunca vá chegar à perfeição, devido ao enorme crescimento de tipos de placas e novos periféricos no mercado. Esse crescimento alucinado e a inoperância do P&P tem feito que um PC não possa ser mais expandido ou atualizado poucos meses depois de ser comprado. É preciso comprar um modelo mais novo. O que desconfio que é o que os fabricantes mais desejam...

Entendeu tudo ?


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas,.

Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br
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