Inicial
Inicial Cargos e funções Pesquisa e Desenvolvimento Atividade Editorial Publicações Sites e Projetos Multimidia e Apresentações Atividades de Consultoria Atividades Empresariais Atividades de Ensino Estudantes Organização de Eventos Associações e Sociedades Prêmios e Distinções Recursos na Internet Perfil Pessoal Agenda Profissional Matérias e Entrevistas Notícias Recentes Mapa do Site Contato In English


Notícias

Dr. Sabbatini é Associate Editor for New Media de revista científica internacional

Ribeirão Preto, SP, 10 de outubro de 2010: O Brazilian Journal of Medical and Biological Research, uma revista científica fundada em 1980 no Brasil, e desde a década dos 90 publicada internacionalmente exclusivamente em inglês, atua em várias áreas da medicina e da biologia publicado artigos de pesquisa original e revisões científicas. Está presente na biblioteca eletrônica Scielo, desde a fundação da mesma pela BIREME e todo seus textos publicados na Internet são de acesso livre (licença Commons). Reconhecendo a importância de delinear e implementar novas estratégias de aproveitamento da Internet, Web e suas novas ferramentas, inclusive Web 2.0 e Web 3.0, a Associação Brasileira de Divulgação Científica, de Ribeirão Preto, SP, mantenedora da revista, decidiu convidar o Dr. Renato M.E. Sabbatini, presidente e fundador do Instituto Edumed, a assumir um função especialmente criada para este fim, o Editor Associado para novas mídias. O Dr. Sabbatini é um pioneiro no setor de publicações eletrônicas na Internet, tendo criado em 1996 o e*pub, Grupo de Publicações Eletrônicas em Medicina, Biologia e Saúde, quando era diretor do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas. Em 1996, o Brazilian Journal of Medical and Biological Research teve o seu primeiro site criado pelo Dr. Sabbatini e hospedado pelo e*pub na Web.

IMIA convida Sabbatini para seu novo Working Group sobre Web 2.0

Johannesburgo, áfrica do Sul, 18 de setembro de 2010: A International Medical Informatics Association, a federação internacional de sociedades de informática em saúde, da qual o Brasil faz parte desde 1989, por gestões do Dr. Renato Sabbatini, quando foi presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), formou novo grupo de trabalho (WG), sobre aplicações da Web 2.0 na saúde. Em reconhecimento ao trabalho do Dr. Sabbatini nesta área (projeto SBIS 2.0), ele foi convidado a integrar-se ao grupo.

Lançada a Sabbatini Consultores Associados

Campinas, 28 de setembro de 2010: O Dr. Renato M.E. Sabbatini, capitalizando sobre sua experiência profissional de 40 anos em tecnologias de informação em saúde, lançou nesta semana sua nova empresa, a Sabbatini Consultores Associados, sediada em Campinas, SP, Brasil. O objetivo da nossa sociedade é oferecer consultoria especializada na área a empresas desenvolvedoras de software, seguradoras médico-hospitalares e planos de saúde, instituições de prestação de serviços de saúde, instituições governamentais e não governamentais, universidades, etc. A empresa já inicia com um programa de consultoria na preparação e pré-auditoria para o processo de certificação de sistemas de registros eletrônicos de saúde promovido pela SBIS e pelo Conselho Federal de Medicina. A Sabbatini Consultores Associados fechou contrato com as empresas desenvolvedoras de software WPD e Wareline, sendo que a empresa WPD já conseguiu a sua certificação com sucesso. Ver notícia aqui.

SBIS cria Diretoria de Educação Profissional e nomeia Sabbatini

São Paulo, 3 de dezembro de 2009 Os membros da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde confirmaram hoje, durante a sua Assembleia Geral a nomeação, pelo Presidente, Dr. Cláudio Giulliano Alves da Costa, do Dr. Renato M.E. Sabbatini como seu primeiro diretor da de Educação e Capacitação Profissional. A missão do Dr. Sabbatini será a de organizar a oferta de cursos, incluindo eventos on-line, pela Sociedade, bem como estabelecer um Programa de Certificação Profissional, com créditos de educação continuada e o desenvolvimento de um Programa de Aperfeiçoamento Profissional e um Título de Especialista em Informática em Saúde.

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde atribui novas funções ao Dr. Renato Sabbatini

Campos do Jordão, SP, 3 de dezembro de 2008 A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), uma organização profissional criada em novembro de 1986, elegeu hoje a sua nova diretoria, comissões e conselhos. O Dr. Renato ME Sabbatini, fundador e ex-vice-presidente (1986-1988) e ex-presidente (1988-1990) da Sociedade, foi eleito como um dos três membros da Comissão de Novos Membros. Além disso, foi selecionado pela Diretoria como representante regional de Campinas.

Renato Sabbatini é indicado membro do Conselho Tecnológico de entidade de engenharia

São Paulo, 12 de setembro de 2008: O Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) nomeou o Dr. Renato M.E. Sabbatini como membro do seu Conselho Tecnológico, que reune as maiores personalidades do mundo de inovação, pesquisa e tecnologia do estado. Ao lado do Prof. Crodowaldo Pavan, também professor aposentado da UNICAMP, o Dr. Sabbatini é um dos dois biólogos em um conselho de engenharia.

Lançado Novo blog sobre ciência, tecnologia e sociedade

Campinas, 2 de dezembro de 2007: O Professor Renato abbatini começou a escrever novamente sobre temas de ciência, tecnologia e sociedade, relançando a sua antiga coluna intitulada Noosfera, agora exclusivamente on-line no formato blog. Noosfera é um termo que foi cunhado pelo notável filósofo e arqueólogo francês Teillard de Chardin e significa o domínio de conhecimentos que interliga todos os seres humanos. Os primeiros artigos publicados pelo Dr. Sabbatini no seu blog foram "30 idéias que iluminaram a Ciência" e "A telemedicina avança no Brasil". O blog está aberto a comentários dos leitores e é publicado em português em http://www.sabbatini.com/renato/blog.

Prof Sabbatini escolhido como patrono da turma de informática biomédica de 2007

Ribeirão Preto, 15 de setembro de 2007: A Universidade de Sâo Paulo, campus de Ribeirão Preto, possui a única licenciatura profissional de informática biomédica no país. Uma nova turma está se formando neste verão de 2007 e o Prof Renato M.E. Sabbatini, pelo seu papel pioneiro na educação em informática biomédica no Brasil foi escolhido pelos estudantes como patrono da turma (uma tradicional homenagem para professores). A formatura vai acontecer no início de janeiro, em Ribeirão Preto.

Prof Sabbatini nomeado entre os 50 maiores inovadores tecnolõgicos do Brasil

São Paulo, 1 de agosto de 2007: A Revista Info Exame, uma das maiores publicações técnicas brasileiras nomeou hoje a lista dos 50 maiores inovadores em tecnologia da informação no país para 2007. O Prof. Renato Sabbatini, presidente do Conselho de Administração do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, e proprietário e diretor de EduLogica Educação e Tecnologia, foi indicado por seu papel pioneiro na utilização de tecnologias de informação e telecomunicações em educação à distância e videoconferência baseada em satélite pela tecnologia VSAT. Grandes projetos dirigidos pelo Dr. Sabbatini, com parceria com a TES Sistemas, COMSAT Brasil e Microlins, foram mencionados no artigo.

Novo painel de especialistas latino-americanos irá rever as provas científicas sobre os efeitos dos campos electromagnéticos sobre a saúde

Campinas, 1 de Fevereiro de 2007: O Dr. Renato Sabbatini irá coordenar um painel de peritos científicos na América Latina, o qual levará a cabo um extenso estudo sobre os efeitos das radiações electromagnéticas de alta freqência, como as emitidas pelos celulares e suas estações rádio-base, redes comunicações de voz e dados sem fio, etc. O Dr. Sabbatini é reconhecido como um dos especialistas na matéria. O painel de peritos reunir-se-á em agosto na cidade de São Paulo e vai trabalhar em conjunto por 3-4 meses, através de um centro virtual de comunicações desenvolvido pelo Dr. Sabbatini.

Dr. Renato M.E. Sabbatini, Phd - 2004
 


Web Sabbatini.com

Copyright© 1995-2016 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
última atualização: 23/Dezembro/2016