Indice de Artigos
 
 

Aprendizado no Varejo

Renato Sabbatini

É fascinante observar como a Internet está mudando os paradigmas da educação. Muita gente acha que educação é sinônimo de escola, professor, provas, lista de presença, etc. Mas hoje em dia não é mais (só) isso. Com a Internet, apareceram várias modalidades novas de aprendizado, a maioria delas baseada na auto-instrução, outras no ensino clássico, liderado por um instrutor.

Uma das modalidades de aprendizado on-line que mais cresce é a do treinamento profissional. Nos EUA, estima-se que os gastos totais de treinamento e educação baseada na Web chegarão a um total de 6 bilhões de dólares no ano 2002. Existe atualmente uma quantidade e variedade exorbitantes de ofertas educacionais on-line neste setor. São sites especializados, como Learn2 (www.learn2.com), Blackboard (www.blackboard.com), SmartPlanet (www.smartplanet.com), Click2learn (www.click2learn.com), Headlight (www.headlight.com), TrainingNet (www.trainingnet.com), HungryMinds (www.hungryminds.com), e muitos outros.

Mas note bem: não se trata de universidades vrituais, ou seja, a reprodução fiel de uma universidade real no ciberespaço, com todos seus ritos e símbolos culturais. São sites de varejão, mesmo, alguns deles com milhares de cursos, sobre tudo que se possa imaginar. Na área profissional, são temas como computação e redes (os cursos mais procurados), produtividade e crescimento pessoal, habilidades e conhecimentos profissionais nas áreas de negócios, marketing e finanças, saúde e segurança no trabalho, etc. A maioria dos cursos custa muito pouco (5 a 20 dólares) e toma pouco mais de 2 ou 3 horas para completar. Por isso, são de temas muito focalizados e restritos (por exemplo: Como Interpretar o Balanço Anual de uma Empresa)

O mais curioso é que também tem surgido cursos não profissionais em uma infinidade de temas. Exemplo: como fazer um nó na gravata, escrever um currículo, limpar o computador, livrar-se de um ataque de pânico, regar o gramado, montar uma pipa, escolher um seguro para o automóvel. Alguns sites trazem "guias de sobrevivência", com um material mais extenso: dos viajantes, dos pais, da luta contra a dor crônica, da culinária doméstica, das finanças, etc. E mais curioso ainda: alguns dão certificados e até créditos educacionais para esses cursos!

Para participar, é só ter uma conexão à Internet e um computador com o programa de navegação. Realmente, o milênio que se inicia será o do aprendizado constante.
 

Para Saber Mais




Renato M.E. Sabbatini é professor e diretor associado do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, colunista de ciência do Correio Popular, e colunista de informática do Caderno Cosmo. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

Veja também: Índice de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no Correio Popular.



Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 21/7/2000 .
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 2000 Correio Popular, Campinas, Brazil