Indice de Artigos

Intranet, a solução

Renato M.E. Sabbatini

Não sei se alguém chegou a registrar de quem partiu a idéia. Mas é um verdadeiro “ovo de Colombo”, uma idéia tão simples e tão óbvia ( e tão genial), que nos surpreendemos de não ter surgido antes. Estou falando da intranet, o novo fenômeno tecnológico que está provocando entusiasmo e varrendo as empresas do mundo todo. Segundo a revista Exame, quase 60 % das 500 maiores empresas dos EUA já instalaram ou estão instalando Intranets.

O que é uma intranet ? Em poucas palavras, é uma Internet exclusiva, que é usada apenas dentro da empresa ou instituição, em sua rede local. Ela utiliza todas as tecnologias que tornaram a Internet um fenômeno tão disseminado e fácil de usar, ou seja, uma estrutura cliente-servidor, o protocolo TCP/IP, e os diversos programas e serviços típicos da Internet, tais como correio eletrônico, listas, FTP (transferência de arquivos), hipertexto (WWW), etc. Por exemplo, cada um dos microcomputadores ligados como terminais da rede local pode executar uma cópia de um programa visualizador da WWW, tal como Netscape, Internet Explorer, Mosaic, etc. Um ou mais computadores centrais da rede, por sua vez, executam um programa servidor de WWW, exatamente como na Internet, só que para uso exclusivo e interno da empresa..

As aplicações da intranet são infinitas em número e diversidade. Por exemplo, todos os documentos internos da empresa, como manuais, listas de ramais telefônicos, folhetos de descrição de produtos, estatísticas de vendas, informações trabalhistas, boletins internos, comunicações da diretoria, etc., podem ser colocados na forma de “home pages” na intranet, e disponibilizadas para todos os terminais através do visualizador WWW. O acesso à informação e a facilidade de atualização aumentam muito. Uma empresa americana de grande porte, a Silicon Graphics, tem uma das maiores intranets do mundo, que é acessada por cerca de 20 mil funcionários dispersos em mais de 20 países. Ela calculou que se fosse imprimir e distribuir todos os documentos que estão na Intranet, iria gastar cerca de 300 mil dólares por dia ! A intranet tem muitas vantagens adicionais. Ela usa uma tecnologia aberta, ou seja, que não é proprietária de empresas específicas. A maioria dos programas necessários para montar uma intranet de pequeno ou médio porte está disponível gratuitamente, como freeware ou shareware, na própria Internet: servidores WWW, visualizadores, programas para FTP, etc. A metodologia de gerar e colocar informação na intranet é muito fácil de aprender, e pode ser usada por todos, inclusive secretárias. Isso não só democratiza a informação dentro da empresa, como aumenta muito a riqueza de material disponível publicamente. Além disso, a interatividade própria da Internet, como o uso de formulários, permite o trânsito de informação nos dois sentidos, e possibilita a implementação de funções complexas, como pedidos de compras, de materiais do almoxarifado, de cadastramento de clientes, etc.

Existem três graus, ou níveis de complexidade, em uma intranet. O primeiro nível é a intranet passiva, onde os clientes e servidores da rede são usados apenas para disponibilizar e visualizar informações. No segundo nível, já existe algum grau de interatividade, como correio eletrônico, formulários on-line, etc. No terceiro nível, integra-se os bancos de dados e os softwares operacionais e administrativos da empresa à intranet, obtendo-se uma solução global para a sua informatização. São poucas as empresas que atingiram esse nível, como é o caso da Silicon Graphics, já citada.

A intranet não parece ser mais uma dessas modas que acabam sendo esquecidas ou ultrapassadas. Ao que tudo indica, é uma tecnologia que veio para ficar. Por isso, está em desenvolvimento uma enorme “briga” entre as empresas capazes de proporcionar software para as intranets. Os dois gigantes dessa competição são a Netscape Communications, que detém cerca de 80 % dos “browsers” em uso no mundo, e a Microsoft Corporation, a maior empresa de software do mundo, que entrou para valer nesse mercado, e que está mudando toda a sua linha de programas para se adaptar à Internet e às intranets. A próxima versão do Windows 95, por exemplo, já terá embutida a capacidade de acessar e navegar em um ambiente de intranet !

Os próximos meses serão muito interessantes, com certeza.


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas,
Autor: Email: renato@sabbatini.com
WWW: http://www.sabbatini.com/renato Jornal: cpopular@cpopular.com.br

Copyright © 1996 Correio Popular, Campinas, Brazil