Webinar Especial EBSEHR

Informação Clínica e Científica On-line: Como e Onde Utilizá-la no Hospital Universitário

Data e horário:

Terça feira, dia 11 de julho. 13:30-14:30 (Horário de Brasilia)

Local:

Auditório Virtual do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde: http://www.edumed.org.br/auditoriovirtual
Entrar como Convidado e informar somente o nome e instituição. Não é necessário login ou senha. Pode ser necessário instalar plugins (Adobe Connect e Adobe Flash).

Inscrições:

Clique aqui para o formulário on-line de inscrição. O acesso é gratuito.

Resumo do Seminário:

Embora o uso de plataformas on-line via Web de acesso a informação científica e clínica para apoio à educação, formação profissional, pesquisa e assistência à saúde, como o Medline e outras, esteja bem estabelecida e é utilizada praticamente em 100% dos hospitais universitários, existem ainda diversos obstáculos a um uso mais racional, ágil e de maior qualidade. Além dos custos envolvidos no acesso a textos completos de artigos e livros, geralmente não se dispõe de uma interface única que permita pesquisar para todos os tipos de fontes, multimídia, etc. A palestra tem por objetivo demonstrar que isso já é possível através de plataformas on-line mais modernas por assinatura, como o ClinicalKey que pode ser disponibilizada em nível institucional para estudantes, professores, profissionais clínicos, administradores e outros usuários do hospital universitário, diretamente em suas estações de trabalho e pontos de uso. Isso será feito utilizando diversos exemplos ilustrativos para cada caso de aplicação. O apoio à decisão clínica e a redução da variabilidade da qualidade da atenção à saúde no contexto hospitalar são grandemente alavancadas, agilizadas, garantindo um alto nível de qualidade por ser apoiada por evidências, escrita por especialistas internacionais e revisadas por pares.

Currículo Breve do Apresentador:

Prof.Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD, CPHIMS

Cientista biomédico, graduado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde foi professor assistente (1969-1983) e professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fundou e dirigiu por 20 anos o Núcleo de Informática Biomédica e foi chefe da área de Informática Biomédica e Bioestatística da FCM e professor colaborador de pós-graduação do Departamento de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação. Foi também fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (1988-1990), e seu Diretor de Educação e Formação Profissional (2008-2012). Foi diretor de informática médica da Associação Médica Brasileira, fundador e editor-chefe de várias publicações on-line e revistas de TICs em saúde. Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (2000-presente). Atualmente é vice-presidente e Diretor de Educação do Instituto HL7 Brasil, e membro fundador e vice-presidente da Associação IHE Brasil. É também consultor independente em certificação de software em saúde, profissional certificado CPHIMS, segurança de sistemas de informação em saúde. Desenvolveu numerosos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de informática em saúde e sistemas de informação hospitalar (SIH), prontuários eletrônicos (PEP), telemedicina/telessaúde, educação a distância, aplicações de publicações eletrônicas, informática e Internet no ensino, pesquisa e assistência em hospitais universitários e filantrópicos da USP e UNICAMP, entre outros. Criador do Hospital Virtual Brasileiro (1997-1983). Home page profissional: http://renato.sabbatini.com.  Email: renato@sabbatini.com

Realização:

Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde
http://www.ead.edumed.org.br/

Apoio:

Elsevier

http://www.elsevier.com.br